Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

INTERIOR


"Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora"- Goethe

Nunca se tem demais no seu interior.
Quem tal afirma é o homem dos sentimentos, o homem que sabe falar do recôndito humano.
Mas nem sempre se sabe ou quantifica o que se guarda no seu interior. Muito? Pouco? O suficiente?
E por muito que guardemos no nosso interior, precisamos sempre de mais e mais.O que possuímos não é mesurável! O exterior é vão, escoa-se com o tempo. O ter satisfaz o ego que nos manipula. A questão é ser!
No entanto há autênticas bibliotecas humanas, cheias de páginas de sabedoria e sabedorias.De realizações e sonhos desfeitos...ou ternamente realizados!
... mas o interior guarda mais que saberes. Ela guarda a vida! E só quem vivenciou, guarda! O bom e o mau ! O imprescindível e o supérfluo! E quem guarda ,quer guardar o essencial. Bem no seu interior!
E "de fora", será que não precisa?
É preciso ser exigente consigo próprio, para saber separar aquele pouco de que precisa , aquele pouco que o completa ainda mais!
Quem é exigente, precisa sempre de mais, nem que seja pouco!
Nunca somos completos!
Completamo-nos!




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EXEMPLOS...



Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros.-É a única.-Albert Schweitzer

...E sendo única maneira de influenciar aqueles para quem somos mais visíveis, quer a nível público-conforme as suas funções- quer a nível mais restrito, que pensar da sociedade de hoje tão vazia , com lacunas "oceânicas" de bons exemplos?!
E, se esta for uma forma de influenciar positivamente os outros, que enorme responsabilidade carregamos para com a sociedade!
Seremos naturalmente bons, como dizia Voltaire, no " Bon Sauvage "? Talvez. Mas o ser bom tem muitas condicionantes. O ambiente em que se insere o indivíduo molda o seu genótipo conferindo-lhe características fenotípicas próprias.
...E além disso, à parte o aspecto científico penso que somos naturalmente bons...O Homemsó se sente pleno, preenchido, feliz com ele e o mundo, quando ajuda, quando dá, quando partilha, quando ama...!
...E os que se desviam?
Sempre há desvios à norma á falta de uma explicação mais profunda e mais consensual...Não há regra sem excepção! E mesmo quando tal acontece, ele sente uma tal ambiguidade de sentimentos... uma culpa, um vazio na vida ,que ele procura preencher logo que o seu Eu desperte!
E para que tal aconteça, quem se desvia tem que ter um espelho onde se reveja para fazer comparações, tirar as suas ilações...E esse espelho deve ser a reflexão do Belo, logo, do exemplo a seguir...
Mas não sejamos utópicos!
Ser exemplar é difícil!
Mas ser um bom exemplo está ao nível do homem bem formado!