Seguidores

domingo, 30 de junho de 2013

A Luz...

 


 
A luz acorda da letargia da noite
que em meus braços dormia

Rompo as trevas da saudade
abandono folhas secas
na monotonia da tarde

Nos contornos do sono
ondulam à janela
imagens em lençóis brancos
saudações
de um novo dia 
E na sombra ainda pálida
eras o sol ainda distante
aurora que em mim nascia

No chão
desenham-se
as horas
em saudades
cristais de lume
rodopio
noites secas
lua nova
desafio

Colho do silêncio o abraço

É primavera na noite
dormindo em meu regaço


Manuela Barroso, "Eu Poétuco"
Pintura: A. Belichenko

 

20 comentários:

Beatriz Bragança disse...

Querida Manelinha
Chegaste cheia de força,inspiradíssima.Depois de tanto negro...a luz.
Belíssima imagem.Quanto ao poema ...fico sem palavras. Muitos parabéns por todo esse talento.
Ótimo domingo.
Beijinhos da
Beatriz

✿ chica disse...

Lindo demais,Manuela! Ter a primavera no peito ficou maravilhoso! beijos,bom te ler sempre! chica

LUZ disse...

Fico, deliciosamente, estarrecida, atónita e envolvida, quando venho e permaneço aqui.

Minha querida amiga, Manuela Barroso!

O título que deu ao seu poema, sei que não foi propositado, mas, enquadra-se, involuntariamente, na minha "conjuntura" atual. Até nisso, consegue ser "feiticeira" boa. Santo Deus!

Comentar o que escreve, para mim, é um prazer que me tortura, porque quero tê-lo, mas não sei como. Parece antagonismo da alma, dos afetos, mas corresponde ao meu sentir, exatamente.

É tanto o conteúdo, o cheiro, a cor, a imposição, a força determinante, mas simultaneamente dócil que "impõe" às palavras, que elas, coitadinhas, ficam, assim, assustadas, à sua mercê, limitando-se a obedecer-lhe, com muita prontidão, e muita luz, A SUA!

Veio, AINDA, com mais verde e azul nas suas mãos, que espalha por aí, "impunemente", porque não sabe fazer, um pouco, só um pouco, menos perfeito.

Continue a descansar, escrevendo, na sua Primavera e no regaço do sentimento mais vil e mais maravilhoso, que ninguém recusa.

Não lhe poso ensinar absolutamente nada, em matéria de caminho de escrita, porque já palmilhou muitas estradas, e todas elas colocaram passadeira vermelha, atapetada de flores multicolores, rendendo-se ao seu passar.

O meu "jardim", como lhe chamou, estará encerrado (veja bem! Agora até fecham os jardins), durante algum tempo, para que novas flores possam reproduzir-se à vontade, na quentura dos dias, na alvorada dos amanheceres e ao sabor dos beijos e do "esperma" dos zângãos, que teimam em ficar nelas e em mim, esperando, vida, mais tarde.

Obedeceremos à lei da natureza, disciplinadamente. Somos "meninas" com os olhos enfeitados de luares, tímidas, inocentes, mas com muito, tanto, para dar.

Agradeço as palavras que deixou no meu blogue, que compreendi, mas às quais não sei responder, por "incapacidade" literária. Nestes casos, aconselha-se, a REFORMA.

Quando voltar, quero, gostaria de dar uma festa, uma orgia de palavras, que aliviasse o mundo "secreto" das minhas cumplicidades.

Tenha dias cheios de amor, de esperança e de fulgor.

Um beijo e um abraço, com muita amizade e estima.

XicoAlmeida disse...

Lindo, Manuela.
Registo "...é primavera na noite...".
Ela por vezes tão escura ou sombria, você tem o dom de a transformar num campo florido de sonhos.
Beijo.

Evanir disse...

O Amor é complexo, mas é lindo,
muito lindo! Quando ele .
Acredite no Tempo, na Amizade,
na Sabedoria, e principalmente no Amor.
A verdadeira amizade supõe um pacto de fidelidade,
uma capacidade de dar sem esperar resposta.
Em nome desse amor , que estou aqui hoje.
Um dia especial..especial de verdade.
O aniversário da minha pricesa(Lara)
por isso venho convidar para uma visita no meu blog.
Uma semana abençoada e na paz.
Beijos no coração ,Evanir

lis disse...

Oi Manu
Nenhuma palavra desperdiçada _tudo é poesia e ilumina,
obrigada, como me faz bem estar aqui!

Maria Emilia Moreira disse...

Olá Manuela!
Fico deliciada a ler-te e ao mesmo tempo sem palavras. Que posso eu acrescentar a tanta beleza?!
Cada palavras tua está no lugar certo, tem o "peso" necessário e suficiente para nos levar por caminhos e sonho!!!
Bem hajas por me fazeres feliz nestes dias , para mim, um pouco cinzentos.
Um beijo.
M. Emília

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Oi Manuela,já sou sua seguidora há tempo,mas deve ser de outro blog.

Obrigada pela visita e por me seguir.

bjs.

Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

Evanir disse...

Minha Amiga Querida.
Estou com saudades de ti minha Querida.]
Li seu poema amada é tão lindo
demais.
Amada logo vou voltar a postar seus poemas sinto falta dos poemas , que não só eu gosto como aqueles ,que já habituaram a encontrar na minha postagem;Um abraço e meu eterno carinho.Evanir.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Poema tão lindo, encanta-me tanto, que faltam-me as palavras...Silencio!
Beijo, Manu!

Nilson Barcelli disse...

Fico sem palvras perante a excelência das tuas...
Gostei muito, é tudo o que sei dizer...
Manuela, minha querida amiga, desejo-te um bom resto de domingo e uma boa semana.
Beijo.

rosa-branca disse...

Olá amiga, fico deliciada com tão belas palavras. Amei demais. Beijos com carinho

edumanes disse...

Amiga Manuela Barroso
Sou apenas um pensador
Com o seu elogio fico vaidoso
Não sou poeta, sou sonhador.

Recordando com saudade
Meu nome é Eduardo
Digo à sua sinceridade
Pela visita obrigado!

Boa noite e um abraço
Para você, amiga Manuela Barroso.

Gracita disse...

Querida amiga!
As palavras fluem com nobreza pois advém de profunda inspiração. Versos rebuscados no âmago da alma para o deleite do leitor.
Saudades de ti minha amada amiga.
Beijos com minha sincera amizade
Gracita

Evanir disse...

A coisa mais linda que Deus fez em mim,
foi minha capacidade de amar essa força só me trás esperança
é minha razão de lutar e vencer cada obstáculo , que surgir em meu caminho.
Com certeza não saberei explicar o jeito
maravilhoso do tratar de Deus comigo.
Que , esse final de semana seja abençoado ,
que grandes feitos você consiga realizar .
Que , seu caminho seja repleto de luz e
e esperança .
Que , nada venha atrapalhar seus sonhos
e se torne a em doce realidade .
Quero , agradecer o carinho , que recebo de você
de todo coração.
muita paz para seu coração.
Beijos e afagos na sua Alma.
Carinhosamente sua amiga pra sempre ,Evanir.

Evanir disse...

Que , Deus me de a força , que mais preciso.
Que , Deus esteja sempre comigo para guiar
os meus passos na longa e muitas vezes tão curta
caminhada da minha vida.
Que , Deus esteja contigo também iluminando
sua caminhada sempre com alegria de viver
sempre em paz e no amor.
Que , possa levar somente mensagem de esperança.
Que ,Deus de me a sabedoria para mudar as coisas que eu posso mudar,
paciência para aceitar as coisas ,
que eu não posso mudar e discernimento para saber a diferença,
Que , Deus seja sua fonte de água mais
pura.
Que ,Deus abençoe sua semana e a minha também.
Um beijo com meu eterno carinho,,Evanir.

Gracita disse...

QUERIDA COMADRE
COLHER O ABRAÇO NO SILÊNCIO DA NOITE LEVA A SAUDADE EMBORA. BELÍSSIMO POEMA MINHA QUERIDA.
BEIJOS COM CARINHO
GRACITA

Anne Lieri disse...

Mas que maravilhosa ficou essa poesia,Manoela!Romper as trevas da saudade e mergulhar em doces lembranças de amor...ficou lindo!bjs,

Gracita disse...

Oi comadre!
Hoje vim deixar meu abraço de afeto e carinho. Vou ausentar-me por alguns dias para descansar. Voltarei energizada. Meu coração se encherá de saudade mas esta pausa é necessária. Agradeço a sua visita ao meu recanto poético. Você o deixa iluminado com teu halo de luz. O teu carinho e a tua amizade são muito importantes para mim. Deixo beijokinhas com sabor de saudade recheadas com o carinho da minha amizade.
Gracita
Tem um mimo pra você!


Mariazita Azevedo disse...

Depois do amanhecer, quando o sono se vai, afloram as recordações da noite que passou. E às vezes surge a saudade…
Gostei imenso deste poema (o que já é habitual…).

Muito obrigada pelas palavras tão lindas deixadas na minha «CASA». Eu acredito nas coincidências.

Bom fim-de-semana.
Beijinhos

Mariazita