Seguidores

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Que importa...



Que importa o nevoeiro do dia
se tenho a luz da noite para te beijar?
caírei como as estrelas fugidias
dorminindo em teus braços
enquanto houver luar
e no mar do silêncio
serei a sereia
em lençóis de espuma
dormindo na areia
em sonhos de pluma

     Manuela barroso, "Eu Poético VI"
    Imagem: Net

                  

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ALDEIAS DE XISTO - LOUSÃ


...e por entre a bruma, os passos escorregam na calçada roída pelo tempo.
O silêncio das pedras fala da presença das gentes. 
São agora as heras que escorregam na face lavada pelo nevoeiro que passeia como um fantasma pelo espelho dos caminhos de xisto.


A civilização rouba a riqueza pacífica da serra e dos telhados que agora cobrem somente gatos e solidão.
A chuva miúda corre, gaiata, pela laje luzidia de encontro à cortina de bruma. A Serra da  Lousã, ora se aninha, ora se ergue de mimosas ainda verdes, perscrutando a aldeia faminta de vozes de crianças que já não pedem para nascer.



A cidade enjoa.
Na memória sobram contos de fadas e princesas.
... o Homem sonha, a obra quer nascer.
.... o castelo ergue-se no xisto em ameias de faz de conta...


As janelas abertas com comando descansam na cidade maravilha.
A nostalgia das telhas com beirais onde antes faziam ninhos os pardais, os canteiros de fetos e musgo e as escadas íngremes são agora refrigério para a inquietude dos dias.
E entra-se num reino de nada e de tudo. Não existe vazio se a casa da alma se enche de paz.
A porta fecha-se... entreaberta...
As janelas de tabuinhas são olhos de espanto, enfeitados com o rímel do crochet "démodè"
A lareira acende-se.
O fumo regurgita pela chaminé diluindo-se com o nevoeiro.
...e um entardecer bondoso cobre Serra e Xisto num bálsamo de silêncio.
...e é tudo para se sentir feliz!


Manuela Barroso

"Pelas Aldeias de Xisto"



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parabéns, Beatriz!




Para ti
onde as palavras ficam mudas à tua porta
para ti
onde os sentimentos são a nobreza que define a tua vida
para ti
onde a luz pede mais brilho ao teu sorriso
para ti
onde o tempo trouxe mais tempo ao tempo da saudade
onde até o tempo cada vez mais se alonga com os gestos da tua bondade!

Para ti, Beatriz
o meu obrigada
por esta amizade sem mancha.

Tal como tua alma branca.

Que colhas hoje e sempre os Parabéns
e Felicidades do Universo.

E meus também!

Abraço!


Manuela Barroso
 Um carinho!







sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Feliz Natal!









Recados





LOAS AO MENINO JESUS

Hoje escrevo de branco
como o floco de neve
que cobre com o seu manto
as palhinhas ao de leve

Não acordem o Menino
acabado de nascer
num cantinho pequenino
onde ninguém quis viver

É nesta simplicidade
que Ele  nasce sem trono
sem ouros e sem vaidade
que a beleza da humildade
é ter tudo como uma ave
ser o cântico da liberdade
não ser servo nem ser dono.

Foi a boa nova que trouxe
a doutrina que deixou
e como se fosse pouco
deu a vida porque amou!

Obrigada, meu Menino,
contigo nada mais foi igual
tão bom ser-se pequenino
 Obrigada pelo teu Natal! 
                                   (reeditado)

Manuela Barroso




PARA VOCÊS QUE FORAM MEUS COMPANHEIROS DE JORNADA, VOS AGRADEÇO DO CORAÇÃO A VOSSA MÃO!
E
A TODOS DEIXO A MINHA MENSAGEM DE PAZ COM
UM
FELIZ NATAL
E
EXCELENTE ANO NOVO.
O MEU CARINHO NUM ABRAÇO!Recados de Datas Especiais Feliz-natal

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PARABÉNS, LENINHA!



Desciam as sombras por entre os arvoredos.
As flores atravessavam-se no caminho tentando perscrutar os teus segredos.
A tua alegria fazia dançar a pétalas com a cor do teu sorriso e o verde dos campos ficava mais verde contrastando com o colorido dos narcisos.
E seguias a caminho da tua escola com a esperança na mão onde a tua bondade era a bênção na tua missão.
Assim eram as viagens que gravaste também na minha memória,
com esse cavalo teimoso fazendo parte da tua  história,  
menina dos caracóis, doce e rebelde
com sede de descobertas, espaço e  frescura sempre à flor da pele.
A tua alegria foi atravessando o oceano chegou ao areal e aportou no meu cais. E ficaste na minha casa dela fazendo parte como os demais.
Não importa se o dia é cinzento, se tu és o azul da alegria.
Trazes o sol do aconchego da tua amizade como se transportasses o enxoval delicado das tuas rendas no devaneio dos teus sonhos que distribuis na charrete da tua alegria.
Quero agradecer-te querida Leninha,
Os caracóis redondos da tua amizade na tua presença no teu sorriso tão terno, doce, maternal!
Que hoje e sempre os dias se vistam da cor da tua alegria em que a Felicidade seja mais que um momento.
Que ela perdure em cada alvorada, acompanhada da tua doce e terna amizade!

Que o meu abraço se alongue, atravesse o oceano e sintas o calor do meu carinho!

Parabéns,
Felicidades!

Manuela Barroso



"...teus sonhos que distribuis na charrete da tua alegria."



sábado, 7 de dezembro de 2013

Ouve





Ouve
A noite perfumou-se de lua
vestiu-se de branco
O vento esvoaçava
numa constante ousadia
o véu
onde eu me escondia
da tua alegria
Parou
mas bordou o nosso amor no linho
E no luar
sobraram as sombras
do nosso vendaval branco, em desalinho


Manuela Barroso, in "Eu Poético VI"

                                                                                           


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fala-me




 Imagem: net

Fala-me
das nossas mãos
na virgindade das flores
escuta
o nosso hino
no solfejo branco do linho
e ouve
a nossa música 
para onde quer que fores
Quero  perpetuar em  violetas
o perfume  do amor
na fantasia das cores 

Manuela Barroso, in "Eu Poético"

 
                                         

sábado, 9 de novembro de 2013

O topázio






O topázio
é a cor do teu entardecer
Visto-me de rosas
com cetim de beijos
no céu das madrugadas
para te receber
E
quando os meus braços
te tecerem de aromas quentes
vê o teu retrato nos meus olhos
despe a tua alma
embala-me contigo
até amanhecer



Manuela Barroso, in "Eu Poético"
Imagem: net

 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Parabéns Gracita!




Minha querida amiga Gracita.

Neste dia tão especial, longe de ti ,
 nada mais  te posso oferecer, que flores,
que te levo nos meus braços!
Quero desejar-te as maiores  felicidades,
porque és uma amiga sempre presente
 com o teu carinho, com a tua disponibilidade,
com a tua bondade, com a tua alegria
sempre de roupa novas!
Um terno abraço ,
desta tua amiga de longe,
 mas
que tanto te estima e admira!
Todas  bênçãos do Universo,
caiam sobre ti!

Tu amiga e comadre do blog Carinhos, onde estás tão presente!

Beijo no coração e muitos anos com saúde e paz!



Manuela Barroso

sábado, 5 de outubro de 2013

Um barco de sedas

   
 
 
 
 
 
Um barco azul de sedas
num reposteiro de bruma
atravessa nosso lago
na pele  florida
da espuma.

 
No cais dos teus braços
os teus olhos são os remos
bordando no mar os laços
nos nós brancos
em que nos demos

 
Tantas cascatas à solta
caindo dentro do peito
maré alta,
aguarela
na tela onde te deito.
Nesta tinta de algodão
ainda és a imagem
de tão secreta paisagem.

 
Nas linhas da minha mão
a luz escreve
o traço
na penumbra do abraço.
Luz e sombra
em união

 
Manuela Barroso, in "Eu Poetico VI"
Imagem da Net