Seguidores

domingo, 22 de junho de 2014

Lírios

 Quero apertar-te no colo do meu peito
Ergo as mãos à espera de ti escondendo o beijo
no livro da minha pele. E demoras .
Soltam-se os braços; caem numa última sedução, 
chamando o teu olhar.
Sorrio-te na labareda suave das minhas cores 
que iluminarão outras flores no silêncio noturno
Vem.
Espero-te na casa da madrugada


Manuela Barroso

( Clique para ampliar)

Cores e flores de Mim
Junho, 2014

quinta-feira, 5 de junho de 2014

CONVITE

Com palavras nasceu amizade
da amizade nasceram laços
e é com eles que vos convido 
com os mais ternos abraços

para o nosso "LAÇOS"

Beijo!

Manuela Barroso 










 Do meu bom e querido amigo Sol de Esteva,(acordarsonhando.blogspot.com)
 com a gratidão das autoras(coracaoentrepalavras.blogspot.com e anjo azul).


Um projeto com a iniciativa do Editor da Versbrava.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Flores Silvestres


Sou filha do chão, bebo o leite dos orvalhos.

Não alcanço a plenitude dos voos mas
voo na plenitude da cor, na graça com que 
são feitas todas as flores.
Tudo é pequeno em mim mas tenho a beleza
que atrai os olhares dos insetos que repousam
na pele da minha seda.
Não me querem em jardins.O meu palácio é a terra
onde  plantam outros canteiros; 
não tenho a ternura dos jardineiros
mas o afago das abelhas trazendo-me travos  de mel.
Sou filha do sol e do chão
a alegria dos caminhos
nos olhos de solidão.

Manuela Barroso

Flores Silvestres, 2014


Clique para ampliar

Caminhando pelas nossas veredas




domingo, 4 de maio de 2014

No Silêncio

 Imagem da net

           
No silêncio da copa das árvores escrevi o teu nome.
No segredo do vento, enfeitei-te de beijos escritos nas
folhas, em lábios azuis tremendo de frio.
Neste ninho verde, projectei mistérios onde me refugio.       
Debato-me com os encantos da alma ouvindo-os na brisa
que despenteia os  cabelos numa indiscreta carícia
e rebeldia.
Os olhos balouçam nos braços desta árvore que os vejo
como teus, onde me deixo prender como um laço, numa
imagem doce que teimo não esquecer

Manuela Barroso                                          






Amo-te, Mãe!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Páscoa




"Pai, porque Me abandonaste?"
...e expirou.


            ***

Mas não morreu
porque amou
subiu em silêncio
ressuscitou

         ***
Amo-te
no meu silêncio

Manuela Barroso




Para todos os meus amigos/as, Páscoa Feliz



domingo, 16 de março de 2014

És




És o voo
que entorna o azul
no céu da minha alma.

No segredo dos teus olhos
fazes nascer-me em sonhos
nas folhas tenras
da primavera.

Os lírios de desejo
são as pétalas
caídas
à espera de teu beijo!


Manuela Barroso
Imagem: Net


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Que importa...



Que importa o nevoeiro do dia
se tenho a luz da noite para te beijar?
caírei como as estrelas fugidias
dorminindo em teus braços
enquanto houver luar
e no mar do silêncio
serei a sereia
em lençóis de espuma
dormindo na areia
em sonhos de pluma

     Manuela barroso, "Eu Poético VI"
    Imagem: Net

                  

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ALDEIAS DE XISTO - LOUSÃ


...e por entre a bruma, os passos escorregam na calçada roída pelo tempo.
O silêncio das pedras fala da presença das gentes. 
São agora as heras que escorregam na face lavada pelo nevoeiro que passeia como um fantasma pelo espelho dos caminhos de xisto.


A civilização rouba a riqueza pacífica da serra e dos telhados que agora cobrem somente gatos e solidão.
A chuva miúda corre, gaiata, pela laje luzidia de encontro à cortina de bruma. A Serra da  Lousã, ora se aninha, ora se ergue de mimosas ainda verdes, perscrutando a aldeia faminta de vozes de crianças que já não pedem para nascer.



A cidade enjoa.
Na memória sobram contos de fadas e princesas.
... o Homem sonha, a obra quer nascer.
.... o castelo ergue-se no xisto em ameias de faz de conta...


As janelas abertas com comando descansam na cidade maravilha.
A nostalgia das telhas com beirais onde antes faziam ninhos os pardais, os canteiros de fetos e musgo e as escadas íngremes são agora refrigério para a inquietude dos dias.
E entra-se num reino de nada e de tudo. Não existe vazio se a casa da alma se enche de paz.
A porta fecha-se... entreaberta...
As janelas de tabuinhas são olhos de espanto, enfeitados com o rímel do crochet "démodè"
A lareira acende-se.
O fumo regurgita pela chaminé diluindo-se com o nevoeiro.
...e um entardecer bondoso cobre Serra e Xisto num bálsamo de silêncio.
...e é tudo para se sentir feliz!


Manuela Barroso

"Pelas Aldeias de Xisto"



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parabéns, Beatriz!




Para ti
onde as palavras ficam mudas à tua porta
para ti
onde os sentimentos são a nobreza que define a tua vida
para ti
onde a luz pede mais brilho ao teu sorriso
para ti
onde o tempo trouxe mais tempo ao tempo da saudade
onde até o tempo cada vez mais se alonga com os gestos da tua bondade!

Para ti, Beatriz
o meu obrigada
por esta amizade sem mancha.

Tal como tua alma branca.

Que colhas hoje e sempre os Parabéns
e Felicidades do Universo.

E meus também!

Abraço!


Manuela Barroso
 Um carinho!







sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Feliz Natal!









Recados





LOAS AO MENINO JESUS

Hoje escrevo de branco
como o floco de neve
que cobre com o seu manto
as palhinhas ao de leve

Não acordem o Menino
acabado de nascer
num cantinho pequenino
onde ninguém quis viver

É nesta simplicidade
que Ele  nasce sem trono
sem ouros e sem vaidade
que a beleza da humildade
é ter tudo como uma ave
ser o cântico da liberdade
não ser servo nem ser dono.

Foi a boa nova que trouxe
a doutrina que deixou
e como se fosse pouco
deu a vida porque amou!

Obrigada, meu Menino,
contigo nada mais foi igual
tão bom ser-se pequenino
 Obrigada pelo teu Natal! 
                                   (reeditado)

Manuela Barroso




PARA VOCÊS QUE FORAM MEUS COMPANHEIROS DE JORNADA, VOS AGRADEÇO DO CORAÇÃO A VOSSA MÃO!
E
A TODOS DEIXO A MINHA MENSAGEM DE PAZ COM
UM
FELIZ NATAL
E
EXCELENTE ANO NOVO.
O MEU CARINHO NUM ABRAÇO!Recados de Datas Especiais Feliz-natal