Seguidores

domingo, 31 de março de 2024

Páscoa Feliz- Mês da Poesia


 





                                                                                     









Páscoa!
O Sol a tentar amaciar as mãos de um frio a desoras  
e recordei os dias primaveris do meu canto no recanto paterno.
As laranjeiras pingavam flores e o perfume vinha em vapores de brisa. 
Inebriante!

Hoje, frio e cinza cobrem o corpo e a alma.
Jesus Cristo deu a vida pela Humanidade. 
Mas ninguém ouve, nem fala, nem vê. 
É "demodée" falar num EU que se fez Homem e que ultrapassa o nosso entendimento.
Falemos antes em Inteligência Artificial esse "desconhecido...

É que e perdoem-me, quero falar de Páscoa e Ressurreição 
e tropeço em metais e pó.
Lembro o que Ele disse na Cruz 
"Pai , perdoa porque não sabem o que fazem".

Mas Ele está realmente  ressuscitado!








 E apeteceu-me recordar a primavera da minha Páscoa



Ah, manhãs frescas dos meus olhos,
tempo começando a acordar
ah, água fresca do regato,
borbulhas brancas,
correndo devagar!

ah, tardes quentes da minha aldeia
nos verdes prados dos meus campos
ah, sombras quietas dos meus choupos
e meu doce mar
de lírio brancos!

Ah, rouxinol sombrio,
andorinhas alegres dos beirais,
melodias do pisco vadio
ah, irrequietude dos pardais!

Ah, sinos longos da minha aldeia,
saudades na tarde calma,
nos olhos da lua cheia
via os olhos
da minha alma!

Ah, tempo que vai e vem
ah saudades do meu tempo
só não tem saudades quem
nada tem
no pensamento!


Manuela Barroso-"Luminescências"




Feliz Páscoa para Todos os meu amigos/as!





6 comentários:

Roselia Bezerra disse...

"Simplicidade é subtrair o óbvio e acrescentar o significado. "

Querida amiga Manuela, feliz Páscoa com poesia!
Muita coisa está "demodée"...
Em tempo Pascal, muitos queremos chegar à Ressurreição sem passar pela Paixão..

Passagem para a vida
A luz de Cristo Jesus
S eja nossa guia
C om amor por todos nós
O amor venceu, enfim
A vida ganha novo tom

Seu gracioso poema em.homenagem.ao mês da Poesia honrou a imagem de mote. Eclodiu no lirismo mais elevado.
Gratidão por ter enriquecido nosso grupo.
Muito obrigada fica pouco, bem sei.
Nem precisaria dizer que enriqueceu demais nosso Mês da Poesia festejado mundialmente.
Seja muito feliz e abençoada!
Beijinhos poéticos e pascais de gratidão e estima

chica disse...

E ELE está ressuscitado realmente! Aleluia!

Adorei tua poesia taambém das recordações da primavera da tuas Páscoas! Linda participação!

Uma Páscoa linda e bem feliz! beijos, tudo de bom,chica

Olinda Melo disse...

Querida Manuela

Embevecida aqui estou e fiquei ao ler os seus
dois belíssimos poemas. Tudo nos fala de ternura
e de belas recordações. O ambiente campestre
quase que sai dos seus versos e vem visitar-nos.

Neste momento oiço os gorjeios de um passarinho,
talvez seja o seu melro que me veio trazer a sua
mensagem. E outros lhe respondem, numa sonata
digna deste dia de Páscoa, dia da Ressurreição.

Tenhamos os olhos e os ouvidos afinados para
reconhecermos os apelos que nos vêm do Alto.
Enquanto vivermos enterrados nas nossas pequenas
misérias não conseguiremos erguer-nos para voos
mais altos.

Hoje termina a Festa da Poesia que a amiga Rosélia
promoveu. Mas a Magia Poética continuará com o seu
talento, minha amiga, e a sua inspiração.

Feliz Páscoa.
Beijinhos
Olinda


Majo Dutra disse...

Terno e feliz fim de tarde de Domingo de Páscoa, Manuela.
Beijinhos 🌿🐰🐣☘️🌼🌿💌
~~~~~~

Morgan C. Nascimento disse...

Oi, boa noite, Manuela!
Caso tenhas visto o cartaz de lançamento do livro novo (seria nesta sexta, 5 de abril) na página, informo que o mesmo foi transferido!
E, em breve trarei informações, ali na página, e/ou face!
Bom fim de semana, minha cara! Bj

Toninho disse...

Em meio a angustia, o medo venceu a esperança no filho que volta ao Pai.
É a Páscoa abrindo os corações inflados de solidariedade. Cristo Vive nos atos mais simples e do bem.
Ah, esta saudade do tempo que ficou nas lembranças de uma menina, que viveu cada movimento, cada badalada de um sino, que ainda ressoa em seus ouvidos.
Bonito Manuela estes momentos acordados pela algazarra dos pardais.
Bjs amiga.