Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FELICIDADE


"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."- Nietzche


...Porque a felicidade não é um fim é um caminho
...Porque a felicidade é mais sentir-se do ser feliz
...Porque a felicidade envolve o amor incondicional e muitas vezes o amor é egoísta...
Há amores egoístas. E será amor?
Não, é um amor, porque a felicidade constrói-se a cada minuto...no minuto seguinte pode desmoronar-se! Daí a constância, porque a felicidade é dádiva , é ser. Porque a felicidade não é uma conquista , ela vem ao nosso encontro , é uma construção.
...Porque tudo o que envolve força de sentimentos , não é força é submissão e a felicidade não é nunca, nem pode ser submissão. E não é constância de sentimentos. É constância de bons sentimentos, sentimentos bons!E é Nietzche quem o afirma, o impertubável Nietzche!
E os bons sentimentos nascem e precisam de ser mimados como flores de cristal
E precisam de ser transparentes como água cristalina
E precisam de ser puros
E precisam de ser autênticos
Mas não!
Podem e devem ser tudo isso mas quanta falsidade, quanta malícia, quanta deslealdade, quanta impiedade, quanta falta de verdade esconde o ser humano!
Quanto constrangimento, quanto pensamento dorido, quanta nostalgia misturada de revolta...quanto...quanto...quanto...provocam estes seres que atiram pedras para o lago adormecido, provocando o sentimento de triste perda!
É que a felicidade é inerente à condição humana. O Homem nasceu para ser feliz, quando não perde-se, vagueia perdido nem ele próprio sabe por onde...
Mas a felicidade não existe, não! Não se tem, não se possui. Ela foge e corremos como loucos para a alcançar!Ela é feita de momentos. Então agarremos esses momentos e vivámo-los intensamente, com alegria.
Mas dói quando se vão. Fica a saudade!Mas também essa dói. Então não há maior felicidade do que ter um amigo/a. Mesmo! Aí, pousamos a cabeça no seu ombro descansamos o nosso espírito enquanto partilhamos as nossas emoções! Então sim, teremos mais um momento feliz!
...E porque a felicidade é um estado de espírito...que os que são verdadeiramente amigos, saibam ler os nossos pensamentos e nos acompanhem com a constância dos seus bons sentimentos!


2 comentários:

HC disse...

É sabido que a felicidade é um sidrome de momentos perenes constituido. É sabido que representa um decontinuo na continuidade dos dias que se afilam defronte a existência de cada um. Tudoisso é sabido. Tudo isso é sábio. E então, porque não aplicar essa sapiencia ao nosso proprio modo de existir? Porque se meditarmos, a felicidade somos nós...

Beatriz Bragança disse...

Querida Manu
Que bom é sentirmos e conseguirmos fazer com que os outros sintam também!
Felicidade,é claro!
Richard Carlson diz que«A felicidade e a satisfação são independentes dascircunstâncias».
Isso significa que podemos ser felizes, aconteça o que acontecer?!
Infelizmente, nem sempre assim é.
Há momentos em que é impossível impedir que as coisas não saiam bem!
Bem dizia Sartre:«O inferno são os outros».
Assim sendo, tudo fica mais complicado!...
Continuo à procura do Manual que me diga como consertar as «coisas», para depois poder ser feliz!
Mas sei que os «outros» também podem contribuir para a minha felicidade...
Beijinho
Beatriz